Relatório mostrou que usuários falsificados fizeram parte de campanha para o filme Liga da Justiça de Zack Snyder
Matéria da Rolling Stone apontou uso de bots na campanha do filme de Zack Snyder. No início de 2017, o lançamento do filme “Liga da Justiça” enfrentou alguns problemas. O diretor Zack Snyder mostrou três cortes do filme para os executivos da Warner, mas todos foram rejeitados. Para solucionar o problema, Joss Whedon (Os Vingadores), foi chamado para regravar algumas cenas, e ele teria chegado a tentar trocar anotações com Snyder, que não foi receptivo. Em maio, no entanto, Snyder e sua esposa, e produtora Deborah deixaram o projeto em definitivo após a morte de sua filha, Autumn. Whedon assumiu o que restava da produção com plenos poderes.
O resultado final foi um filme descaracterizado, que decepcionou crítica e executivos da Warner, além de não resultar em um bom desempenho em bilheteria que teve um retorno menor do que esperado. Não demorou para que campanhas fossem levantadas por fãs do diretor e da DC na internet, como a hashtag #ReleaseTheSnyderCut ("Lancem o corte do Snyder", em tradução livre), que acabaram levando o estúdio a negociar com o diretor para fazer algumas regravações, filmar novas cenas e editar um novo corte do filme, que acabou com 4 horas e 2 minutos.
A campanha #ReleaseTheSnyderCut começou nas redes sociais, impulsionada em boa parte pelo site ForTheSnyderCut.com, segundo relatórios da WarnerMedia. O domínio foi registrado usando um serviço privado em dezembro de 2017, mas, um lapso de segurança em 2021, revelou que Snyder Cut foi impulsionado por contas falsas e agências de publicidade. Ao ser questionado pela Rolling Stone, Snyder negou que tenha contratado os serviços da agência, e seus donos não responderam aos chamados da equipe.
Nas redes sociais, a campanha utilizando a hashtag mirou alvos nas redes, executivo da Warner, cineastas ou figuras públicas que fossem considerados um obstáculo para a realização do Snyder Cut. Segundo análise publicada pela Rolling Stone, cerca de 13% das contas que interagiam com a hashtag foram consideradas falsas, muito acima dos cerca de 5% considerados “normais” pelo Twitter em interações em qualquer assunto.
Outro fator de destaque foi a queda brusca de interações sobre o assunto após a aprovação do Snyder Cut pela Warner, segundo um executivo de marketing digital ouvido pela Rolling Stone:
Mas a utilização de bots em campanhas favoráveis a filmes de Snyder não acabou com o lançamento do Snyder Cut. Na edição de 2022, o Oscar incluiu duas categorias com voto popular feito via redes sociais, e ambas foram vencidas por Snyder: uma por seu filme “Army of the Dead” (com a #OscarsFanFavorite), da Netflix, e outra pelo próprio Snyder Cut (com a #OscarsCheersMoment). Segundo Avneesh Chandra, analista da Graphika, os sinais novamente apontam para bots não apenas nessa ocasião, mas durante boa parte do primeiro semestre de 2022:
Por sua parte, o diretor Snyder disse à Rolling Stone:
Fazendo referência a várias causas de caridade para as quais o exército de Snyder doou fundos, ele acrescenta:
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Publicado por: Mariana Perussi
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